A reciclagem de alumínio está ganhando cada vez mais espaço devido à sustentabilidade. É um processo caracterizado por fazer a reutilização do alumínio a fim de criar outros produtos. A reciclagem é feita através de sucatas, latas de bebidas, eletrodomésticos, itens de veículos, entre diversos outros.
COMO FUNCIONA A RECICLAGEM DE ALUMÍNIO
Como já descrito anteriormente, a reciclagem de alumínio funciona ao reutilizar sucatas e até mesmo latas de alumínio para transformar em novos produtos. Basicamente, a lata que está sendo utilizada atualmente pelo consumidor, pode retornar para ele após 30 dias do descarte. Esse processo é chamado de ciclo de reciclagem.
Para isso, é necessário fazer a coleta seletiva por pessoas ou empresas especializadas em reciclagens para realizar o processo de reciclagem. Assim, os produtos de alumínio são separados para passar no processo de identificação dos elementos de metais ou ímãs na sua composição.
Logo, na próxima etapa os alumínios como, latas, sucatas e afins, são transformados em blocos através de um equipamento de prensa. Após isso, os blocos prensados são encaminhados para outras empresas a fim de realizar novas embalagens metalizadas.
A IMPORTÂNCIA DE RECICLAR ALUMÍNIO
Como qualquer outro processo de reciclagem, o alumínio que é reutilizado para dar origem a novos produtos tem importância em gerar grandes vantagens e benefícios. São eles:
- Prática sustentável;
- Contribui na preservação do meio ambiente;
- Diminui a extração de matéria-prima;
- Melhora a qualidade de vida da população;
- Consome menos energia em comparação a nova fabricação;
- Entre diversos benefícios.
Desse modo, é importante realizar a reciclagem de alumínio para garantir práticas de sustentabilidade e colaborar com o futuro do planeta. Por isso, é importante contratar os serviços de empresas especializadas a fim de contribuir também com a preservação das vias públicas, proporcionar mais tempo de vida aos aterros sanitários e diminuir a poluição do solo, ar e água.
COMO FAZER A RECICLAGEM DE ALUMÍNIO
Depois de especificar a importância de reciclar alumínio, é comum que surja dúvida em como realizar a reciclagem do produto. Atualmente existem empresas especializadas nesse segmento, mas é ideal contratar serviços de qualidade e seguro.
Além disso, é imprescindível realizar o descarte consciente de latas e sucatas em locais específicos. É importante não misturar o alumínio com outras substâncias para facilitar o procedimento de reciclagem.
Até porque, os processos não são tão simples. A empresa responsável pela reciclagem deve tomar os devidos cuidados na limpeza e eliminar todos os resíduos após a coleta do material.
Logo, antes de começar a fundição do alumínio, é importante eliminar vernizes e tintas encontradas em latas e afins, além de resíduos como metais, areia, entre diversos outros. Por fim, o processo de laminação passa o produto em um forno que transforma o alumínio em líquido.
Para garantir segurança e serviço de qualidade na contratação de reciclagem de alumínio, solicite o seu orçamento com um dos parceiros do Soluções Industriais.